Com a correria do dia-a-dia separar um tempo para ler está cada vez mais difícil, são tantas informações em nosso redor que fica complicado se concentrar. Mas quando finalmente conseguimos ter um tempo para a leitura descobrimos que é uma atividade extremamente prazerosa.  
 Para Ajuda-los a evitar distrações e conseguirem se concentrar irei listar 10 dicas!

1 – Encontre o Prazer.
Pode parecer uma dica vil, porém antes de qualquer coisa a prática de ler tem que ser algo prazeroso para você, se insistir em ler algo que não é do seu agrado nunca irá conseguir se concentrar.

2 – Deixe o Corpo em Harmonia.
Pode parecer muito cômodo ler aquele livro deitado na cama antes de dormir, mas temos que tomar cuidado com a postura, para manter a sua mente concentrada o seu corpo tem que estar em harmonia, meu conselho é sentar-se em uma cadeira e apoiar o livro em uma
mesa, assim você se concentra e evitar uma desagradável dor pelo corpo no dia seguinte.


3 – Preparando o terreno.
Outra dica básica, mas fundamental, evite tudo que atrairá mais atenção do que seu livro, principalmente equipamentos eletrônicos, computador, rádio, celular, o ideal é você desligar tudo e manter o ambiente o mais silencioso possível.
Imagem de shiu

4 – Cuide dos olhos.
O ideal é seria fazer uma leitura com a própria luz do sol, principalmente a luz das manhãs, mas como sei que nem sempre é  possível uma leitura diurna a única saída é ler a base de lâmpadas mesmo, tome cuidado para a potencia da luz, não muito fraca para forçar a vista e nem muito forte para contrastar com as paginas do livro.

5 – Cuide dos olhos mais um pouco.
Não leia com o livro muito perto dos olhos e nem muito longe, a uma regra que diz que o ideal é de uma distância de cerca de 50 cm entre o livro e os olhos.

6 – Cuido dos olhos AINDA mais um pouco.
Pode parecer repetitivo, mas o temos que ter muito zelo por nossa visão, além de evitar danos futuros você ainda evita aquela dor de cabeça chata, com dor de cabeça é impossível manter a concentração. Ao fazer leituras longas, a cada 50 minutos em média pare para olhar o horizonte, a vista da janela serve, é muito importante focar sua visão em distâncias longes depois de tanto forçar a visão para perto.

7 – Evite as pausas
Tirando a pausa da regra 6 evite qualquer outro tipo de pausa, quando sua mente não está “acostumada” com o hábito de leitura ela tende a querer fazer outra atividade, no meio da leitura você terá um vontade enorme de checar seus e-mails por exemplo, isso é normal e logo passa, quando você tiver habituado a ler isso não acontecerá mais.

8 – Troque experiências
Ao trocar informações de leituras com familiares e amigos, isso fará que sua curiosidade por novas obras aumente, inevitavelmente, a sua concentração também.

9 – Reserve um Tempo
Pode ser até mesmo 15 minutos por dia, após uma semana, a sua leitura principalmente dentro desses 15 minutos estará mais concentrada do que nunca.


E você? Tem alguma dica a mais? O que você faz para se manter sua concentração? Essas dicas foram uteis?




Um comentário:

  1. Ola! Sou amante de poesia e educação. Escrita me fascina e boa escrita como pude ver ainda mais. Dê uma olhadinha https://www.youtube.com/watch?v=HEpN_Fh6yTY
    Poesia declamada de Lispector. Eu estou em busca de parcerias para meu blog se tiver interesse me mande um e-mail ta bom?? ta.ahsoares,tm@gmail.com Ameeei seu blog

    ResponderExcluir